RESTAURANTE MAT
Numa cozinha de sabores e saberes, a tradição e o respeito pelo que a terra nos dá, são palavras de ordem.
- Manuel António Teixeira e Adélia Ferreira Fernandes, depois de uma vida construída aqui e além-fronteiras, decidiram aplicar as suas economias na terra originária e adotada de cada um, respetivamente.
- O Manuel, com o seu espírito empreendedor, sempre desejou construir um negócio na sua terra natal, e surgiu a ideia, depois de muito pesquisar, de criar um negócio de restauração diferenciado para a Vila sede do seu Concelho.
- A Adélia, com os seus dotes culinários, que deixaram tantas saudades a amigos além-fronteiras, aceitou o desafio e enfrenta-o agora com abnegação e espírito vencedor, numa área que nunca pensou vir a enfrentar.
- Porquê o nome MAT? Em primeiro lugar por ser a abreviatura das primeiras letras do nome Manuel António Teixeira, mas por também poder ser lido como Manuel & Adélia Teixeira.
- Para além disso serve também de memória a uma pessoa que no percurso profissional do MAT começou por criar esta designação, que foi sendo assumido e adotado por todos os seus colegas dentro da empresa onde sempre trabalhou, mas também por colegas de outros organismos ou empresas.
- Ser um restaurante de referência no Concelho, mas também na Região e no País. Não descura também levar o seu conhecimento a nível de outros Países e Continentes, aproveitando a experiência e conhecimentos que os Investidores tiveram nessas paragens.
- Procurará utilizar os produtos autóctones do Concelho, em primeiro lugar, mas não descurando a Região, procurando ter a inovação como meta primordial para um maior nível de produtividade e rentabilidade, sem descurar o serviço de excelência ao cliente.
Criar valor para os Investidores, mas também para o Concelho e Região.
- Colocar os clientes sempre em primeiro lugar.
- Dar visibilidade aos produtos locais alimentares e vinícolas.
- Promover a empregabilidade local, nas categorias profissionais formadas em Escolas da Região.
- Manter um espírito de equipa entre todos os Investidores e Colaboradores, tendo como objetivo comum o melhor serviço do Cliente a a maior rentabilidade do negócio.
- Restauração MALE – Unipessoal, Lda.
- MALE: Manuel & Lele (nome carinhoso de Adélia).
- Restaurante MAT.
- Adélia Ferreira Fernandes.
Chefe de Cozinha:
Anabela Lopes Leite: com 24 anos de idade, formou-se na Escola Profissional de Fermil, no Curso Técnico de Restauração, Variante de Cozinha e Pastelaria, dando continuidade aos seus estudos na Escola de Hotelaria de Lamego, onde tirou o curso de Gestão e Produção de Cozinha. Já trabalhou em diversas Unidades de Restauração/Hoteleiras do País incluindo Ilha da Madeira, de marca internacional, onde aprimorou os seus conhecimentos, chegando agora a hora de regressar à sua terra natal e trazer os sabores e sentidos da cozinha para os seus conterrâneos.
Equipa da Cozinha:
Constituída por mais dois elementos, a Mónica Alexandra Teixeira Marinho, com 21 anos de idade, e o Tiago Miguel Costa Magalhães, com 17 anos de idade, que se formaram na Escola Profissional de Fermil, no Curso Técnico de Restauração, Variante de Cozinha e Pastelaria. Ambos são naturais e residentes no Concelho de Cabeceiras de Basto, onde abraçaram este projeto para poderem divulgar a sua terra e promover os seus produtos, para além de considerarem ser uma excelente oportunidade de progressão na carreira profissional que abraçaram. Trata-se de uma equipa muito jovem, mas com muita vontade de aprender e inovar.
Chefe de Sala:
Ana Rita Teixeira Neiva: com 32 anos de idade, formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, onde tirou o curso de Gestão Hoteleira e Alojamento. Já trabalhou em Unidades de Hotelaria de marca internacional, onde aprofundou os seus conhecimentos na área de gestão hoteleira, mas sempre com contacto com o cliente. Assim, chegou agora a hora de regressar à sua terra natal e trazer os seus conhecimentos no bem receber e acolher, da melhor forma possível, as necessidades e expectativas dos clientes.
Empregado Mesa/Balcão:
Constituída por mais quatro elementos, o Roberto Carlos Marques de Freitas, de 38 anos de idade, a Ana Rita Mota Carvalho, de 31 anos de idade e o Nelson Rafael Coelho de Oliveira, de 26 anos de idade. Todos são naturais e/ou residentes no Concelho de Cabeceiras de Basto, onde abraçaram este projeto pela sua diferenciação e por considerarem ser uma excelente oportunidade de progressão na carreira profissional que agora abraçaram. Trata-se de uma equipa bastante jovem e com muita vontade de servir, aprender e inovar.
Limpeza e Copa:
Constituída por uma única pessoa, Ana Cristina Regueiras de Carvalho, com 51 anos de idade, que contará com a ajuda dos restantes membros das áreas de cozinha e sala, para manterem o espaço com a higiene e limpeza que o espaço, recém construído e pensado, merece.
- Espaço constituído por 16 mesas, com capacidade para 58 lugares, podendo alargar a sua capacidade, se necessário, para as 120 pessoas (interior e exterior coberto). Tem ainda um espaço para as crianças poderem desfrutar de algum divertimento após, ou enquanto esperam pelas refeições e um outro espaço de espera.